Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O diabo do medo

Um tema bastante recorrente que venho encontrando ultimamente é o tal medo que as pessoas dizem ter de encarar o tarot ou uma leitura. De achar que o que vai ser lido lhes trará más notícias e que isso pode afetar sua forma de ver o mundo e lidar com as coisas. Quiçá fosse um medo saudável e motivador, como subir numa montanha-russa. Mas não, pode-se tornar daqueles medos apavorantes que paralisam os que lá estão.

Sem dúvida, o medo é importante, pois ele nos mantém vivos e "espertos" para o que está à nossa volta. Instinto de sobrevivência que deveria alimentar a cautela. Porém, me parece que o medo de lidar com uma leitura é que talvez, vivendo uma situação confortável, a leitura aponte mudanças. Ou ainda, alguns fantasmas não querem simplesmente abandonar seu sótão. Existe, claro está, o medo da dor, da doença, da perda, do luto. Todos legítimos.

Mudanças dão medo. Porque elas apontam para aquilo que não vivemos ainda. Porém, acredito sinceramente que mudanças podem indicar um caminho melhor; e se não melhorou é porque o processo não chegou ao fim.

Uma das perguntas que eu sempre me faço ou faço a quem me diz que tem medo do tarot é: você tem medo de ler um livro? E geralmente, me deparo com: não... os livros não são reais. Bom, sem dúvidas, temos muitas histórias de ficção que podem levar ao estado de medo ou de apreensão. O que elas fazem é nos levar a uma catarse desse sentimento e quem sabe, aprendermos algo para lidar melhor com eles.

Uma outra coisa que eu aprendi, com ou sem tarot, é que notícia ruim vem a cavalo. Chega rapidamente. E daí, é lidar com ela. Duro é lidar quando vc está envolvido no olho do furacão. Mas o medo evita de morder mais do que se pode mastigar. E acaba ajudando naquilo que precisa ser feito, pois em condições ideais de temperatura e pressão, os passos são dados mais cuidadosamente para que uma situação se resolva.

O lance do medo é o mesmo do arcano 15, O Diabo. Ele prende. Ele paraliza de uma forma a fazer qualquer ação, para o lado que for, tornar-se impossível. Impensável. O risco sério que se corre aqui é permanecer no estado de pânico e viciar-se nele.

O Diabo mostra o lado sombrio das pessoas. Naquilo que não se mostra, mas que vive juntamente
The Deviant Moon Tarot
conosco. Assim, muitas vezes esse medo apenas espelha-se naquilo que já sabemos e não queremos verbalizado. Ou nas reações que podemos ter frente a certas situações que talvez não fossem as mais socialmente aceitas.

O Diabo, no entanto, tem um lado materializador muito firme e está muito próximo ao nosso mundo físico. Isso tem a ver com os limites que a carne impõe, que a física nos coloca. O Diabo é terra, é chão, é limite, é tudo que vem a existir fisicamente.

Portanto, assim que o diabo do medo aflora é importante vivê-lo e reconhecer do que ele está nos protegendo, e, ao mesmo tempo, não se deixar paralisar e buscar assim que o primeiro respiro vier, uma forma melhor de contornar a realidade que se apresenta.

Quero crer, sinceramente, que não existe uma motivação ou intensão efetivamente má ou diabólica no que nos cerca, embora muitas atitudes vistas são cruéis e feitas pela pura fonte de prazer de sobrepujar o outro. Só reflita: é isso mesmo que se deseja? Se sim, vá em frente. Afinal, exacerbar do pequeno poder que o Diabo dá, segue-se com a Torre. Como tudo na vida, sua escolha!

Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário