Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Leitura de tarot em festas (2)

Mais uma tremenda experiência.

Em 2012, eu tive a minha primeira chance de fazer isso. Ler tarot em uma festa (de firma). É curioso, porque não é como ler numa feira esotérica, por exemplo... tanto pelo valor ($) quanto pela forma com que a coisa é posta.

Essas festas de firma têm, quero crer, uma ideia de confraternizar e quiçá motivar os funcionários para o ano que segue. Assim, vem sempre uma recomendação: Não diga nada de ruim para quem vier se consultar, diga sempre coisas boas, que inspirem, etc e tal. O que eu acho compreensível para o contexto - acho que ninguém quer sair de uma festa sabendo que o cachorro vai morrer.

No entanto, muita gente se incomoda com isso... e se na minha leitura aparecer uma Torre ou um 9 de espadas? Como posso falar disso quando a demanda é uma leitura "feliz"?

Bem, tenho umas ponderações sobre isso...

Primeiro de tudo, penso um pouco no "mood", no clima que vamos entrar na leitura. Se você vai para um local já sabendo que as leituras são um tanto mais "recreativas" do que uma verdadeira consulta, imagino que a coisa aconteça com um pouco mais de leveza. Entra aí também a escolha de palavras e de forma de interpretar.

Muita gente pensa que isso pode ser um desrespeito ao oráculo e que isso não pode ser levado de forma séria, que não existe uma verdadeira relação entre o oráculo e o consulente. Pode ser uma perspectiva, mas vale penso que é como fazer algo, planejado, sem dúvida, mas com um intuito mais lúdico que pedagógico.

Ok. E se aparecerem aquelas cartas enroladas e espinhentas? Bem... por uma coisa, as cartas mais "chatinhas" que vieram foram o 9 e 10 de espadas, diversos 5 de copas, alguns 4 de copas e uma vez, o 3 de espadas. Minhas interpretações sobre eles, foram sempre alertas. "Olha, seu ano XYZ, porém, preste atenção para que vc não assuma mais do que pode, porque pode encher a sua cabeça blá blá blá".

Outras considerações interessantes:
- talvez por ser uma festa de firma, muita gente queria leituras sobre trabalho.
- uma pessoa veio com muito medo ver as cartas... todo o medo dela saiu em 3 cartas: 10 de espadas, 5 de copas e 10 de paus. Disse a ela que não fizesse isso, que não se aproximasse do oráculo com tanto receio, que ele estava mostrando exatamente o que ela tinha medo de ouvir. Honestamente, eu não sei se o que estava ali era uma previsão, mas meu sentimento sincero que era um reflexo dos medos de saber ou do que poderia ouvir.
- Muita gente se aproxima da mesa por curiosidade... e toma a leituras como um conselho... já as leituras de búzios, feitas logo ao lado, recebiam mais atenção e mais detalhes ou confidências para suas leituras.

Por fim, quem tiver chance, recomendo. É um trabalho muito rico e interessante que nos faz lidar com todo tipo de gente. Das que levam a leitura com o maior respeito, das que são "experientes" e fizeram várias leituras, das que querem muitas leituras ao mesmo tempo, das que sentam na sua frente e riem nervosamente sem saber o que esperar.

Ainda assim, recomendo. Como experiência... e pelo jogo de cintura que se ganha...
Pietra, fazendo seu último freela de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário