Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

domingo, 1 de setembro de 2013

Divagações sobre o exercício da lunação

Quem acompanha este blog sabe que eu costumo fazer uma leitura pessoal toda lua cheia. É um exercício bastante pessoal que vem se seguindo por muitos anos. Que se tornou mesmo uma tradição.

Esse movimento tem alguns objetivos. O primeiro dele é conhecer e reconhecer arcanos no cotidiano. Um outro, e pelo primeiro, perceber as lições que o mês que a lua aponta têm para ensinar. E por fim, e por mais que se tente escapar, existe um movimento divinatório.

O que é interessante é que na primeira semana, o primeiro arcano maior fica muito marcado... e então, quando chega a lua nova, o arcano maior que guia a lunação se torna tão paupável que se pode cortar com uma faca. Está posto. O arcano se revela para mostrar realmente quem é. Invariavelmente, é o meio da lunação que mostra a que o arcano maior veio.

Para quem não sabe, o exercício é: na lua cheia, ou num momento significativo do mês, chega-se ao tarot e dele tira-se 3 arcanos, com o foco em si e em que lições são para serem aprendidas nesse novo momento: dois arcanos menores - o começo da estrada e o fim da estrada; um arcano maior - a forma de andar por esse caminho.
foto meramente ilustrativa =)

Sem dúvida que é um movimento que acaba causando alguma ansiedade, afinal de contas, quem quer passar UM MÊS com a Torre, por exemplo, no cangote? Mas, as lições são sempre importantes e com elas, tanto vê-se a "praticalidade" de uma carta. E também seus movimentos.

Muitos tarólogos não lêem para si... como médicos não se consultam. Eu acredito que temos um estudo, habilidades e competências e, se não for usada em nosso favor também, perdemos uma chance de praticar e de aprender. Afinal, o tarólogo, o tarologista não é uma pessoa acima do bem e do mal a qual o tarot não atinge pessoalmente. Ele chega, com suas doces copas ou com pesadas espadas. É a consciência do nosso trabalho. Da nossa reflexão. E fazer o exercício pelo MÊS permite que elas sejam digeridas e entendidas. É mais uma experiência que pode ajudar no estudo e nas leituras para outrém.

Essa lunação, de longe, não posso reclamar... Enamorados... e o coração muito, muito leve!

Pietra, seguindo o caminho da Alma da Vontade

PS: uma percepção, inclusive, sobre A Torre é que ela acontece muito rapidamente... e depois que desmorona, eu pego um novo arcano, para lidar com o que foi desfeito. Fica a dica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário