Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pílulas da Confraria III


Esse ano, a Confraria conta com alguns palestrantes de outros estados. Do Rio de Janeiro, Giancarlo Kind Schimid. No domingo, ele nos falará sobre os resquícios pagãos no tarot, ou seja, é um passeio sobre a história do tarot para ver seus símbolos por trás da ideologia cristã que se estabeleceu ao longo dos anos...


O surgimento do tarô, historicamente datado, é situado no final do século XIV (na Europa). Um período ainda de transição da Idade Média para o Renascentismo, onde se confundiam símbolos cristãos e pagãos, além do resgate do classicismo grego na forma das artes, filosofia e cultura geral.
Poucos os artistas destinavam suas obras para a elite e somente os eleitos (os mais famosos) poderiam receber encomendas, algumas destas supervisionadas pela igreja. No que diz respeito aos primeiros esboços do que conhecemos hoje como tarô, preservaram-se algumas figuras que, durante séculos, fizeram parte principalmente da cultura e religião latinas. O surgimento de tais gravuras nos reporta à intensa e significativa carga pagã que lutava para sobreviver frente às investidas da igreja que já mantinha perseguições a todos hereges sob a forma de uma “Inquisição Santa”.
Com a dificuldade de se preservar alguns baralhos, muitas das gravuras passaram por distorções simbólicas, derivando outras imagens posteriormente destacadas por ocultistas dos séculos XIX. Uma nova ordem simbólica nasceu desde então, trazendo à luz um outra faceta do tarô para o caminho ocultista. Passados seis séculos, ainda podemos hoje constatar a importância dessas figuras e a sua significação para a época que tiveram o seu auge.
 Tópicos a serem abordados:
 1) Origens do tarô: cristianismo X paganismo?
2) Simbolismo pagão nos arcanos do tarô
3) Convergência de símbolos pagãos para cristãos nas cartas
4) O significado simbólico das gravuras
5) Por que tais figuras caíram no esquecimento?
6) O que a história insiste em contar"

Confraria Brasileira de Tarot - edição 2012
Quando?
Dias 6, 7 e 8 de julho de 2012
Onde?
Faces da Lua - R. Colônia da Glória, 414, Vila Mariana, SP
próximo ao metrô Vila Mariana
Investimento?
R$35,00 pelos 3 dias
www.facesdalua.com.br/confrariatarot

Compre seu convite online! confrariadetarot@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário