Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tarot de tudo?

Numa passagem rapidinha pela Livraria Cultura, que está com vários decks de pronta-entrega, aliás, vi umas coisas curiosas... que, pra variar, me colocou pra pensar.

Acho muito interessante que consigamos colocar o tarot sobre o que é nosso. Quero dizer, existe coisa mais humana que o tarot? Sua narrativa é a humana. Sua forma de expressão é a humana: Arte, Literatura... é subjetivo... faz caber-se naquilo que as pessoas compreendem. Além do que, tudo que está no tarot é parte, foi parte, ou será parte das nossas vidas.

Amo que faz seu próprio deck, porque compartilha com outros interessados em tarot suas percepções, ideias e sua arte. E quando é publicado por uma grande editora ou quando a pessoa consegue se publicar sozinha, é muito legal, pois as possibilidades crescem.

Porém, observando alguns temas... bem... penso até que ponto se faz decks a toque de caixa ou para cair sobre uma necessidade editorial. Eu vi uns decks que são publicados pela Lo Scabeo que são lindos... Klimt Tarot - adoro! E seus títulos com arte, Botticelli... enfim. Mas quando vi o Law of Attraction Tarot me incomodei.

Primeiro, pq achei estranho... quero dizer, imagina colocar nos 78 arcanos o lance da Lei da Atração? E quando for 5 de ouros? Ou 3 de espadas?

Além do que, me parece que com o tempo, a arte plástica da Lo Scarabeo é mt parecida entre decks, e meio cartoon... mas aí é outra história...

De toda forma, será que tudo cabe como tema? Já sei que temos baseball, Halloween, fadas, deuses, princesas, donas de casa (amo)... Mas estou "des-estabilizada"... Será que tudo que planta, dá? lol

Pietra

2 comentários:

  1. Eu acredito que nem tudo sirva como tema para se criar um deck inteiro de tarot, eu já observei diversas vezes isto que você citou e tem realmente alguns decks que eu olho, olho e me pergunto como o tema pode se encaixar em todos os naipes.
    É algo a se pensar, mas independente do que as editoras publiquem, temos que sempre ver o que melhor se encaixa com a gente. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc! Tem deck que eu vi que se chama Fire Tarot. Não sei como ele é, mas me faz pensar como será o naipe de copas num deck só de fogo... Enfim, conjecturas, afinal editoras publicam oq querem... A gente tb: compra oq quer!

      Excluir