Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Ancien Tarot de Marseilles

Hoje fui agraciada!

Domingo de Apollo, passeando numa feira de antiguidades, pensando em como os Deuses permanecem em tantos temas ao longo do tempo - estatuetas, pinturas, broxes - encontro essa pequena preciosidade numa banca.

Converso um pouco com a senhora responsável pelo lugar e ela me conta que o deck era de sua mãe e que estava aproveitando para colocá-lo entre as antiguidades e vendê-lo. Abri as cartas, completo, e puxei uma, Rainha de Espadas. Acho que a mulher não era das mais fáceis. Espero que ela saiba que agora esse deck vai ter uma dona responsável.

Nunca tive um baralho francês. E este é de 1981. Da casa de Grimaud.

O que eu fiquei observando nas imagens é que estamos na essência das cores primárias... e fiquei pensando em como poderíamos mexer mais nelas com mais cores... enfim...

Ah, sim... os significados. O deck veio com um little white book, francês e inglês, e muitos dos significados são curiosos. Por exemplo,
9 de espadas: a batalha da matéria trabalhando para evoluir. A batalha de todas as coisas vivas. As aspirações da matéria em rumo a uma grande libertação.
5 de paus: um desejo de entender e perpetrar os mistérios, sem, no entanto, ter impedimentos na vida material. Uma carta indeterminada. Plano cujo resultado não pode ser determinado.
4 de ouros: carta que significa a expansão psíquica e o equilíbrio entre os diferentes planos.
6 de copas: equilíbrio. Sucesso garantido e duradouro porque é perfeitamente harmônico. Imobilidade. Um estado das coisas que não pode ser alterado.

Curioso, né?
Em alguns casos, ainda se determina se uma carta pode ou não ser afetada pelas que estão à sua volta. O Imperador, por exemplo, não é afetado em nada, enquanto as rainhas dão seus conselhos de acordo com as cartas que as cercam.

Fiquei pensando sobre essas formas todas de ver as cartas...

Pietra, curtindo um brinquedo novo! Ou, melhor, redescoberto!



Um comentário:

  1. Todo baralho tem uma história e, esse em especial, vem lhe trazer uma responsabilidade, um desafio... Aproveite-o bem!
    Eu comecei pelo Marseille de padrão Grimauld. As cores primárias dele tem toda uma função hipnótica que sei que você vai descobrir.
    Um beijo e parabéns pela conquista!

    ResponderExcluir