Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tarot e capitalismo

Eu juro que não vou fazer uma escrita sobre ideologias pró ou contra capitalismo, pois, como eu conversei com meu marido numa ocasião, o sistema que vivemos está aí e nós que temos as armas para fazer as coisas melhores ou piores.

O que eu quero refletir um pouco é sobre como uma coisa que amamos acaba por virar o objeto de ganância, controle ou censura.

Eu imagino que, quando um autor desenha um deck, escreve um livro, ou coloca à público qualquer manifestação artística ou informativa, deseja que esse trabalho sirva ao seu propósito de arte ou de informação. E assim, vai ter quem ame e quem não goste. Mas que ele exista e flua.

Bem, com a organização do nosso mundo, empresas se tornam a forma com a qual podemos ter acesso às produções. Isso quer dizer que, ou estamos rendidos a um ou outro empresário que publique, importe ou distribua ou ainda - e pior - não conseguimos mal e mal que nossos trabalhos se distribuam senão via web.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Que eu sinceramente sinto muito o fato de termos que esperar uma loucura de tempo para ter um novo deck ou livro no Brasil. Ou pq não se publica ou pq se publica mau ou pq existe um monopólio na distribuição. Porque também temos que pagar impostos nojentos pelos produtos que desejamos acesso.

Assim quero convidar a quem tem um trabalho, que o compartilhe. Muitos decks nos EUA são o que chamamos de self-published, ou seja, produzido pelo autor. Podemos colocar nossos escritos em blogs, até no Kindle. Vamos conhecer trabalhos feitos pelos seus autores e ver como o tarot pode ser feito e curtido longe dos dedos gananciosos de quem trata nosso amor, nosso dom, nosso estudo como mero lucro.
Pietra

2 comentários:

  1. Boas falas e boa ideia... realmente é um problema o monopólio... =/

    ResponderExcluir
  2. Vc consegiu atingir dois assuntos ao mesmo tempo. Eu sinto falta de gente publicando na internet lusófona. Precisamos de mais produção de conteúdo... porque realmente depender de monopólio não rola.

    ResponderExcluir