Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Experiências da Roda da Fortuna

por conta do Chá de Tarot.

Numa roda com 14 pessoas, conversamos sobre a Roda da Fortuna e todas as duas possibilidades. E giramos em várias direções interessantes.

Uma percepção interessante que apareceu foi que a Roda da Fortuna pode trazer nela, um simbolismo de tranca de cofre, de fechadura mesmo. E que é com tempo e com a combinação correta que temos a roda em um movimento de "abertura" do futuro. E que a esfinge que figura em muitos decks é, exatamente esse segredo. Mediante isso, uma das frases que guiou uma das partes da leitura compartilhada foi:
"O segredo para destrancar o destinho é ____________."

Uma outra percepção interessante é que a roda sempre tem um eixo. Uma conversa bacana foi dizer que a única coisa que nunca muda é que tudo muda. E muda, geralmente, em torno de um tema, que é esse eixo da Roda. Que prende o meio e faz com que tudo aconteça, porém que existem divisões, marcações que mostram as constâncias, e se formos pensar em calendário, os meses, o que está sempre lá. Assim, mais uma pergunta para reflexão é: "Minha constância é ___________."

Uma conversa bacana que também se desenvolveu foi de como as coisas podem começar sua mudança com a Roda, mas que tendem a se concretizar, efetivamente, como mudanças, nA Morte. Que a Roda é o chute, o kick-off, mas que as concretizações acontecem à frente.

Uma das coisas que eu fico pensando é quanto é que a roda pode ser rápida ou apenas sinalizar uma mudança que se dá preferencialmente mais tarde.

E entre muitas outras coisas, vimos que existem rodas que tem uma mão que gira (Morgan-Greer); outras que a Deusa Fortuna está no meio, fazendo a "sorte" ou o "acaso" acontecerem; existe uma carta que A Roda são as Moirai, o destino;  ainda temos muitas cartas com esfinges e com diferentes animais, subindo e descendo. Uma das minhas favoritas também é do Sun & Moon Tarot que tem umas engrenagens... o que faz a vida girar.

Acredito que fazer esses pensamentos sobre A Roda da Fortuna é um olhar bom para um novo começo: 10 = 1+0 = 1, O Mago, o início. Ou seja, depois de todas aquelas pessoas vestidas bonitas (menos o Eremita) mas sozinhas e fazendo seus trabalhos individualmente, e que, a partir da Roda passam a conhecer aspectos internos e de mudanças...

Roda mundo, roda gigante... roda moinho, roda peão...
Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário