Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

terça-feira, 5 de julho de 2011

Trionfi, de Petrarca

post original da Nádia Greco. Obrigada, querida!

"Francesco Petrarca (1304 - 74) - Fez extensas viagens entre a Itália e a França, e de 1311 a 1353 residiu na Provença a partir daí viveu na Itália. Veio a ser chamado de "primeiro homem moderno" por ter proporcionado o material essencial e o exemplo primordial para o florescimento do humanismo no século seguinte.


Grande poeta latino escreveu os poemas que descreviam os desfiles comemorativos dos triunfos do amor, castidade, morte, fama, tempo e eternidade, os poemas conhecidos como Triunfos. Após sua morte, cenas do triunfo tornaram-se populares sendo reproduzidas em xilogravuras, arcas nupciais e outras pinturas, inclusive no reverso do retrato de Frederico da Montefeltro e sua esposa, Battista Sforza, por Piero della Francesca. 


Foram inventados outros "triunfos" : das estações do ano, das virtudes, das artes. A cerimônia comemorativa das vitórias romanas na antiguidade era chamada " O triunfo" do vencedor".


O astrólogo Jeffrey Wolf Green faz a seguinte observação" históricamente falando, a última vez que Plutão foi para Sagitário e quando Netuno e Urano foram para Aquário; está diretamente relacionado com o início da revolução na consciência humana que é conhecida por Renascença (Renascimento)".

" .... e também relacionada as disciplinas que chamamos ciências naturais, ou seja a observação da Natureza e de suas leis naturais; e uma drástica mudança da percepção de Deus e da Igreja como poderes únicos". Muitos outros dados poderiam ser fornecidos, mas acredito que estas afirmações já servirão para reflexões posteriores.

É importante determinar nossos objetivos, como tarólogos; que esperamos para nós mesmos?Mesmo adotando um ponto de vista diferente uns dos outros, somente unidos poderemos adquirir respeito profissional, deixando de lado a imagem negativa de "adivinhadores de sorte". O rico contexto simbólico do tarot; que faz parte do inconsciente coletivo, e de nosso dia-a-dia retorna com força num momento onde a sociedade é extremamente materialista e distante de seu conteúdo interior , num momento tão carente de equilíbrio e de paz... Mas não terminaremos por aqui, as imagens "O louco e a estrela" em Pompéia, ainda esperam sua história poder contar, um outro dia ...

Nadia Greco"

Nenhum comentário:

Postar um comentário