Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Leitura... layout, posições e pensamentos

Vendo alguns textos e opiniões por aí e tendo uma chance boa de comungar com outros tarólogos, estudiosos, curiosos e afins de tarot, eu me peguei pensando numa coisa que está mega presente na minha prática de tarot agora. O trabalho com os layouts de tiragem, de leitura.

Todos os dias vemos ou aprendemos sobre uma nova tiragem... ou uma velha, mas que temos uma nova percepção, uma nova experiência. Desde a Cruz Celta que vem em praticamente todo livro que se compra sobre tarot até os insights que temos, as leituras nos ajudam a organizar, a sistematizar uma leitura, dando um símbolo (ou mais) para cada uma das posições. Se o tarot é uma linguagem, cada lugar da leitura é um capítulo de um livro que estamos lendo sobre uma determinada situação.

E como tudo, isso tem aspectos muito bons e uns que me levam a pensar em coisas mais ou menos. Porque eu mesma ando num caminho mais ou menos. Explico: muitas das leituras que eu tenho feito para outras pessoas + a minha de lua cheia, são leituras de posiçcões bem definidas que podem ser complementadas por mais algumas cartas tiradas como conselho ou aprofundamento. Porém, tenho sentido uma necessidade muito grande de olhar para as cartas, principalmente para essas de aconselhamento como um conjunto ao invés de individualmente.

Explico de novo: estou, ultimamente pensando em como as cartas se fazem como um conjunto e não como três individualides em grupo. É como se olhassemos para como um casal ou uma família funcionam como dinâmica e como energia: ah, esse casal é harmonioso... ah, essa família é mais dispersa e por aí vai...

O que eu tenho percebido é que ter esse olhar mostra uma figura mais ampla de um momento que já está situado em uma leitura e me parece dar mais possibilidades sobre algo.

Vamos de um exemplo?
Numa leitura de Mandala astrológica, a casa 6 - por exemplo - fala de trabalho e saúde, uma vez que está relacionada com o signo de Virgem, ou seja, com uma forma sistemática de fazer acontecer o que Leão imagina. E nessa leitura, na casa 6, temos:
Cavaleiro de Ouros (que é muito interessante para quem trabalha, ouros = terra): uma energia bem forte de fazer acontecer no trabalho. Ideias, vontades, movimentos e vários fazeres para fazer com que o que é de trabalho funcione.
Pergunta: como lidar com essa massa de energia física e esse monte de coisas para fazer? Como otimizar isso tudo?
3 cartas: ás de ouros, 9 de copas e Rei de Ouros.
(qual dinâmica temos entre essas três cartas?)

Para ganhar a maestria no que se precisa fazer no trabalho, ou seja, para lidar de forma tranquila e profissional com tudo o que se precisa fazer no trabalho é preciso tanto criar uma atmosfera de alegria e bem estar e trabalhar boas ideias. Quem o faz, é capaz de ser promovido e começar um novo ciclo de trabalho bom e bem feito, ou seja, mãos a obra.

E você? Já experimentou fazer essas leituras mais dinâmicas? E se vc quer uma leitura assim, é só me escrever!
Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário