Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Esquilo Feliz!

Happy Squirrel em sua primeira aparição, nOs Simpsons.

A primeira vez que eu vi, achei muito engraçado... O lance de olhar para as cartas e ver uma coisa que, algumas vezes, o consulente não vê... Como quando vemos A Morte e acalmamos o consulente... ou vemos o 3 de espadas e tentamos ser razoáveis, afinal de contas, não adiantar por pânico nas pessoas, certo? Certo... e aí, como Os Simpsons brincam com tudo que temos para brincar, fizeram O Esquilo Feliz, o Happy Squirrel... e com ele, um significado divinatório terrível: acordo com a cartomante do desenho =)
Bom, e aí? E aí que a coisa ficou famosa e alguns artistas compraram a história... e colocaram o Esquilo Feliz em seus decks... e o significado pode variar muito.

Eu não tenho certeza se o Happy Squirrel seja uma coisa importante no deck, mas que dá um sentido engraçado para a coisa, dá. Num posting recente, Donnaleigh que cuida do podcast Beyond Worlds, colocou em seu blog umas ideias sobre o assunto e deu uma atribuição curiosa ao esquilo: fazer as coisas rapidinho e tomar aquelas decisões que são vitais e que precisam ser feitas quase no instinto... como o esquilo que pula por aí e fica de olho, mas sabe fazer saídas rápidas.

Marcos, como é xamã e lida bastante com animais de poder e totens, sempre me fala que é preciso compreender a natureza de um animal antes de buscar qualquer sentido esotérico ou místico. Que é na Biologia e no estudo do comportamento dele que está o "pulo do gato". E assim, o que é o esquilo? É um roedor que possui presas fortes e que lhe servem de ferramenta. Fazem seus ninhos nos altos das árvores e podem ter grandes ninhadas. Podem ser atraídos por música ou instrumentos musicais. Se alimentam preponderantemente de sementes e podem fazer escavações para se locomover ou esconder.

Assim, eu penso que, se pensarmos um significado para o Esquilo Feliz, podemos ter um arcano que fala de adaptar, correr, esconder e usar instrumentos.

Donnaleigh em seu posting propõe que tiremos uma carta para nos ajudar a entender o que é que o Happy Squirrel significa... Eu tirei A Estrela... e penso que isso faz essa carta ter algo de mágico, de inatingível... e talvez seja por isso que eu não consiga pensar num significado melhor pra ela... Talvez seja até uma reflexão do Mago... de um fazer rápido... 
Mas uma coisa é muito certa... é sempre bonitinha!

Eu comprei um deck que tem essa carta... eu ainda não sei se vou ler com ela ou se vou tirar... Quando o deck chegar, vou sentir e conto minhas experiências.

Pietra

Um comentário:

  1. Eu ouvi (e li) o podcast do 78 notes que comenta sobre a carta do esquilo, e ela faz uma reflexao bem interessante sobre esse assunto colocando que a carta do Esquilo as vezes pode aparecer pra dizer "Hey, nao leve as coisas tao a serio".. achei que valeu a pena! Muito mais para quem tira do que para quem a carta aparece... =D
    Bjuss

    ResponderExcluir