Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Leitura: The Tarot, history, symbolism and divination

O livro do Robert Place passeando no Chá de Tarot.
do Robert Place. Um ótimo livro de estudo. Aliás, um ponto importante a se tocar é esse: tarólogos são profissionais e geralmente fazem suas atualizações e reciclagens com cursos, conversas e leituras. E este é um ótimo estudo.

Primeiro de tudo, quero dizer que eu sou muito fã do Robert Place. Ele é o autor do The Alchemical Tarot, que por si só é um deck incrível e cheio de possibilidades. Imagina quando a História do Tarot, os símbolos e as formas de uso divinatórios são explorados numa obra. É incrível.

Eu acredito que é sempre muito importante quando fazemos um estudo, um trabalho, saber por qual caminho seguimos. Um dos caminhos que eu gosto para o tarot é o da Psicologia Analítica, pelos estudos de Carl Jung. E dele, reconhecer a importância dos símbolos na construção dos conhecimentos da humanidade.

O livro The Tarot: History, Symbolism and Divination é um instrumento ótimo para seguir nesse caminho. Primeiro porque ele busca a História do tarot saindo do lugar comum da vinda pelos ciganos etc e tal... e faz uma análise das ideias renascentistas que fizeram com que as tradições e as ordens adotassem o tarot como um estudo além dos símbolos, mas também com um trançado entre Ocultismo, Cabala e Astrologia, por exemplo.

Claro que temos toda a parte de interpretação dos símbolos e de leituras. E isso é muito importante, principalmente quando estudamos o porque as cortes que influenciaram o construção do tarot até o padrão que aceitamos hoje utilizaram os símbolos que hoje são re-interpretados de tantas formas pelos vários criadores de decks.

Recomendo então para quem quer conhecer a História do tarot sem misticismos e obscurantismos, mas com pesquisa. Para quem quer saber mais dos símbolos e ver como os antigos estudiosos nos ajudam a pensar o tarot até hoje para que possamos, por nossa conta, pensar os símbolos e a sua leitura.

Para entrar em contato com Robert Place, você pode conhecer o seu site, The Alchemical Egg,  ou segui-lo no Twitter: @robertmplace

Nenhum comentário:

Postar um comentário