Boas vindas a quem chega!

Este é um blog destinado a falar de tarot. Para escrever sobre tarot e suas infinitas possibilidades. Para ler tarot, presencialmente ou online.

Para agendar a sua leitura, entre em contato: pietratarot@icloud.com

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reunindo pessoas - Chá de Tarot

Quero escrever um pouco sobre o que aprendemos e ensinamos no encontro do Chá de Tarot em fevereiro agora.

Eu acho que poder reunir pessoas com o mesmo interesse é sempre importante. Porque, independentemente do grau de conhecimento da pessoa sobre o assunto, sempre tem o que ensinar e o que aprender. E no mundo do tarot, sempre tem. Por conta das ideias que as pessoas tem, entendimentos... e quando não brigamos por que um gosta da Justiça como 11 e não 8 e o contrário, estamos ganhando muito. Ganhamos mais ainda quando sentamos para ouvir o por quê a pessoa pensa daquele jeito. Nem sempre mudamos de ideia, mas sabemos que tem gente pensando sobre isso e entendendo isso de outra forma que não seja a nossa. E acho que isso aconteceu. Ideias diferentes, visões sobre os símbolos.

Pessoas interessantes e interessadas no tarot.
A proposta da tarde era que cada um tirasse uma carta para si e que os outros participantes a interpretassem, sem dar você, uma opinião, mas ouvir.

Quando ouvimos como os outros pensam os símbolos ou sentem as cartas que vemos, temos uma maior tranquilidade para ver ou entender o que está a nossa frente. Além de ser um exercício de paciência de ouvir, é um exercício de não tirar conclusões precipitadas.

O que foi muito legal foi que pudemos nos olhar coisas de formas outras. Uma das participantes nos colocou que os símbolos aparecem de forma com que podemos lê-los. Ou seja, a interpretação está dentro da gente. E o que muda um sentido, como numa frase, é o que está ao seu redor.

Assim, é muito difícil pegar uma carta de corte, por exemplo, e dizer se ela é um chamado de cuidado com uma pessoa. Ou se ela é a nossa personificação de um sentimento, de algo que cresce.

Aprendi então que tudo na vida precisa de contornos. Que os que está seco e batido tem sim uma impressão, uma ideia, comunica uma ideia. Mas quando temos mais elementos, podemos elaborar e trabalhar e puxar nuances... por exemplo: a diferença de Uma Torre que acompanha uma Pagem de Copas... para uma Imperatriz que acompanha um Pagem de Copas...

Gosto dos recados simples de uma carta só. Acho que elas podem dar uns toques legais... e rápidos... Mas sempre, sempre, quando fizer uma leitura que precisamos de mais detalhes, sim, mais cartas.

Bom, foi um ótimo encontro. Creio que teremos outro em abril. Mas, de qualquer forma, na VIII Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba, vamos fazer um Chá no sábado e no domingo. =) Espero vcs lá... para ensinar e aprender.
Pietra

Nenhum comentário:

Postar um comentário